Fibromialgia

O que é a fibromialgia?
A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), associada a sintomas como alteração do sono, humor, bem omo queixas de concentração e memória. Um dos principais sintomas é o cansaço extremo. Pode haver também distúrbios como ansiedade e depressão.
Causa
Ainda não totalmente esclarecida, mas a principal hipótese é que pacientes com FM apresentam uma alteração da percepção da sensação de dor. Alguns pacientes com FM desenvolvem a condição após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave.
Impacto na Saúde
A FM é bastante comum, geralmente afeta mais mulheres do que homens e aparece entre 30 a 50 anos de idade, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos com FM.
Diagnóstico
O diagnóstico de FM é eminentemente clínico, com a história, exame físico e exames laboratoriais auxiliando a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.
Importante frisar que os exames em geral são normais, apesar da dor intensa e piora da qualidade de vida. A dor na doença não é psicológica, já sendo comprovada em estudos que área de percepção de dor em Ressonância Magnética Funcional está alterada.
Exames de imagem devem ser interpretados com muito cuidado, pois nem sempre os achados da radiologia são a causa da dor do paciente. A FM pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, e muitas vezes dificulta uma completa melhora destes pacientes.
Tratamento
A meta no tratamento da FM é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. A FM não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida.
O principal tratamento da FM é não-medicamentoso, ou seja, os cuidados do paciente consigo mesmo são mais importantes do que as medicações, embora estas também tenham seu papel. O principal tratamento da fibromialgia é o exercício aeróbico, sendo indicado aquele que o paciente tiver maior aptidão e que consiga manter a longo prazo. Esta parece ser a melhor a maneira de reverter a sensibilidade aumentada à dor na FM.
Importante educação sobre a doenças, as crises e o manejo fora do ambiente de pronto socorro que pode trazer sérios prejuízos aos pacientes.
As medicações podem ser úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos. Algumas medicações, como a pregabalina e a duloxetina, são muito comuns na prática. Outros remédios como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de sintomas diversos.
Patologias
Dr. Ricardo Amaro
CRM-SP 153447 | RQE 61075

Por que agendar uma consulta
com o dr. Ricardo?

Atendimento Humanizado

Experiência Avançada

Segurança e Cuidado

