Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide, por outro lado, é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente as articulações, causando inflamação crônica. Essa forma de artrite pode afetar qualquer articulação e é frequentemente acompanhada por fadiga, febre, perda de peso podendo haver envolvimento de órgãos como o pulmão, pele, olho que são chamados de envolvimentos extra-articular.
Os sintomas da artrite variam de acordo com o tipo e a gravidade da doença, mas muitas pessoas experimentam dores nas articulações, vermelhidão, calor associado a uma rigidez que é a dificuldade de realizar os movimentos pela manhã assim que se acorda associado a persistência do quadro por semanas em geral maior que 6 semanas. Em casos graves, a artrite pode levar a deformidades articulares e perda da função.
O diagnóstico da artrite é baseado em história clínica, exame físico, exames de imagem e análises de sangue. Os exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia com avaliação de power doppler e ressonância magnética, podem mostrar alterações nas articulações, como erosões ósseas, sinovite, tenossinovites e deformidades. As análises de sangue, por sua vez, podem detectar marcadores inflamatórios e anticorpos específicos associados à artrite reumatóide o chamado FATOR REUMATOIDE e ANTI-PEPTÍDEO CITRULINADO (ANTI-CCP)
A artrite é uma condição crônica e, infelizmente, não tem cura. No entanto, existem inúmeras opções de tratamento disponíveis para aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a qualidade de vida.
Os tratamentos de medicamentos a curto prazo são analgésicos e antiinflamatórios e um dos mais utilizados o corticóide, todos esses devem ser utilizados por um curto período.
Desde o diagnóstico já começamos as chamadas Drogas Modifcadorasde Doença (DMARD) sendo conhecidos “IMUNOSSUPRESSORES” que tratam a doença e são utilizados em longo prazo bem com o uso de medicamentos BIOLÓGICOS.
Todos esses tratamentos precisam ser aliados a reabilitação com fisioterapia e terapia ocupacional, que ajudam a manter a mobilidade das articulações e da funcionalidade e claro adotar um estilo de vida saudável.
Para casos mais graves e refratários, em caráter de exceção, pode haver indicação de cirurgia como sinovectomia. A substituição articular, como a prótese do joelho ou do quadril, pode ser indicada em casos de osteoartrite grave.
Alguns medicamentos biológicos que podem ser utilizados no tratamento da Artrite Reumatóide: infliximabe, golimumabe, certolizumabe pegol, adalimumabe, etanercepte, rituxuimabe, tocilizumabe, abatacepte
Patologias
Dr. Ricardo Amaro
CRM-SP 153447 | RQE 61075

Por que agendar uma consulta
com o dr. Ricardo?

Atendimento Humanizado

Experiência Avançada

Segurança e Cuidado

