Infiltração Com
Ácido Hialurônico

A dor crônica é uma realidade para muitos indivíduos, impactando significativamente sua qualidade de vida. Em meio a uma variedade de opções de tratamento, a infiltração com ácido hialurônico tem surgido como uma abordagem inovadora para aliviar a dor em condições como osteoartrite e tendinites.
A infiltração com ácido hialurônico é uma técnica que envolve a injeção de ácido hialurônico nas articulações ou áreas afetadas, com o objetivo de reduzir a dor e melhorar a função. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo, com propriedades únicas de retenção de água, hidratação e lubrificação das articulações. Quando ocorre a degeneração da cartilagem, como na osteoartrite, a quantidade de ácido hialurônico nas articulações diminui, resultando em dor e limitações de movimento.
A qualidade do tratamento com infiltração de ácido hialurônico é crucial para garantir resultados eficazes sendo o procedimento guiado por ultrassonografia mais seguro e mais preciso para o tratamento de diversas condições. O procedimento deve ser realizado por médico com experiência em infiltração, que irá avaliar a condição do paciente, determinar a necessidade do procedimento e aplicar o ácido hialurônico com precisão. A injeção é realizada diretamente na articulação afetada, para controle da dor e melhoria na mobilidade.
A aplicação de ácido hialurônico atua de várias maneiras para aliviar a dor. O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial (transparente e viscoso), presente nas cavidades articulares e bainhas dos tendões e produzido pelas membranas sinoviais que revestem as articulações. O líquido sinovial tem a função de lubrificar as articulações, permitindo seu movimento suave e indolor, além de contribuir para a nutrição das células da cartilagem. As propriedades viscoelásticas do líquido sinovial têm relação direta com o alto teor de ácido hialurônico em sua composição. Pacientes com artrose produzem o líquido sinovial com menor concentração de ácido hialurônico, o que prejudica as propriedades viscoelásticas. Poreste motivo, a aplicação deste se torna benéfica. Após uma limpeza adequada da pele, o médico introduz um anestésico local e a medicação usando agulha e seringa estéreis. Depois disso é feito um curativo.
Quais os objetivos ?
- Lubrificante: possui capacidade de retenção de água, protegendo as articulações contra pressões e impacto;
- Anti-inflamatório: reduz a ativação de células inflamatórias e leva à melhora da inflamação e da dor;
- Condroprotetor (proteção da cartilagem articular): decorrente da inibição da ação de enzimas que degradam a cartilagem;
- Nutritivo: regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos);
- Estimulante da produção natural do ácido hialurônico: faz a membrana sinovial produzir naturalmente a substância.
Quais os riscos e as complicações?
Entre as possíveis complicações podemos citar: infecção na pele ou na articulação e possível reação alérgica ao produto injetado, por este motivo, é imprescindível que você comunique seu médico se possuir algum tipo de alergia. A complicação mais comum é de sinovite reativa (inflamação da membrana sinovial), processo de aumento de inflamação transitório da articulação por “alergia” ao produto (é mais comum com o ácido hialurônico de origem aviaria). Os efeitos colaterais podem incluir dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e / ou vermelhidão. Estas reações são geralmente leves e não duram muito tempo. Estes efeitos secundários ocorrem, geralmente, em 3-5% de aplicações e são considerados autolimitadas. Se for necessário, pode-se puncionar a articulação e realizar uma análise laboratorial do líquido sinovial que irá confirmar ou descartar uma infecção.
Após o procedimento o que o paciente pode esperar ?
Após a aplicação, os pacientes podem apresentar alguma melhora imediata, mas o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas e, depois, mantém-se em menor grau por até um ano. O paciente pode manter suas atividades rotineiras normalmente, mas, é bom aguardar de 48 a 72 horas para realiza atividades físicas que demandem o membro infiltrado pode haver algum desconforto local. A aplicação de gelo no local, juntamente com os medicamentos prescritos pelo médico responsável pode ajudar a minimizar desconfortos.
Lembre-se de a correta avaliação do procedimento, bem como o uso do ultrassom para guiar o procedimento podem trazer mais segurança e resultado. Embora os resultados da infiltração com ácido hialurônico possam variar de paciente para paciente, muitos relatam melhora dos sintomas de modo. A duração dos efeitos pode durar vários meses, e os pacientes podem optar por repetir o procedimento conforme necessário.
Tratamentos
Dr. Ricardo Amaro
CRM-SP 153447 | RQE 61075

Por que agendar uma consulta
com o dr. Ricardo?

Atendimento Humanizado

Experiência Avançada

Segurança e Cuidado

